 |
May 17, 2017, 04:41:32 PM |
|
Sobre o que comentei antes:
4. A SONM EM COMPARAÇÃO COM OUTROS PROJETOS DE COMPUTAÇÃO GRID
4.1. A SONM comparada a Golem Network
A SONM tem as seguintes vantagens em relação a Golem:
A Golem Network ainda não demonstrou nenhuma prova de conceito. A Golem Network atualmente não é capaz de processar cálculos de computação em geral. Sua rede está disponível no modo de teste somente para renderização de CGI.
Além disso, a SONM utiliza a tecnologia de código aberto PaaS da Cocaine, que é compatível com uma plataforma BOINC mais comum e padronizada, também usada em muitos projetos distribuídos existentes, portanto a SONM é compatível com muitos deles. Além disso, ao contrário do BOINC, a plataforma Cocaine suporta SaaS (Software como um serviço), linguagens de programação difundidas, modernas e padrões, conteiners isolados, seguros e padrões (Docker).
Além disso, como estamos desenvolvendo a SONM usando várias de código aberto, já temos o núcleo, a plataforma de rede e a maioria das outras características importantes do projeto, e, de fato, estamos à frente do projeto Golem pelo menos por dois anos de desenvolvimento.
A gama de aplicações do Golem ainda é limitada. No momento, as tarefas testadas eficientemente na Golem são limitadas apenas a renderizar CGI no Blender.
A Golem tem menos funcionalidade. A Golem representa o "mercado peer-to-peer" para recursos computacionais. A SONM é um protocolo criptograficamente seguro que fornece distribuição de tarefas, validação de resultados e pagamento proporcional correto para a energia computacional utilizada.
Validação dos resultados computacionais. O sistema de validação de resultados é um dos pontos fracos do projeto Golem. Nem todos os resultados dos cálculos estão sendo validados, então a Golem está dependendo de seu sistema de reputação para impedir que os usuários paguem mineiros maliciosos por resultados errados de cálculos. Este sistema é potencialmente vulnerável e pode ser explorado.
A SONM utiliza o sistema de verificação da Docker, permitindo verificar se todos os resultados recebidos estão corretos.
4.3. A SONM comparada ao Elastic Project
A equipe da Elastic é anônima. O projeto está sendo desenvolvido pela comunidade Elastic, e não há membros da equipe revelando sua real identidade. Dessa forma, em caso de falha do projeto, não há ninguém para assumir a responsabilidade.
A Elastic é um projeto experimental não-comercial. De fato, os desenvolvedores da Elastic são bons engenheiros, mas eles carecem de marketing e relações públicas, e não pensam sobre o lado comercial e rentabilidade financeira da plataforma. Eles não têm qualquer modelo financeiro ou um plano de marketing claro, então o preço futuro dos tokens da Elastic e capitalização de mercado do projeto não é muito claro. Também é notável que a Elastic terminou a crowdfunding da ICO há mais de um ano, mas seus tokens ainda não estão listados em nenhuma exchange de criptomoedas, e os investidores da ICO ainda não têm acesso aos tokens.
A Elastic usa uma pool de transações para tarefas, um mecanismo semelhante ao usado pelos sistemas tradicionais de blockchains, como criptomoedas. Isso leva a um problema sério: um bloco de transações deve ser confirmado em um determinado período de tempo, portanto uma tarefa deve ser processada nesse determinado período de tempo. No caso de cálculos de computação em geral (por exemplo, enovelamento de proteínas), não podemos saber com certeza quanto tempo levará para processar a tarefa.
A Elastic usa sua própria linguagem de programação para resolver este problema com um mecanismo, semelhante a Ethereum, o que leva ao paralelismo excessivo e a necessidade de executar o código em todas as máquinas na rede.
A SONM usa um protocolo BOINC modificado, que foi desenvolvido inicialmente para computação grid voluntária e é muito mais eficiente para distribuição e processamento de tarefas.
|